15 de Agosto de 2022

A importância do 5s

A metodologia 5S foi desenvolvida no Japão e visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização nas empresas. Dessa forma, tal ferramenta objetiva aumentar a eficiência no local de trabalho para os funcionários e alcançar a melhoria contínua. O nome do programa se fundamenta em 5 princípios, não tão diferentes dos quais qualquer pessoa utilizaria para alcançar um crescimento humano na vida pessoal. Em japonês, são eles: Seiri; Seiton; Seiso; Seiketsu; Shitsuke. A metodologia 5s é bem simples, e se baseia nos sensos a seguir para alcançar melhorias nas empresas:

Senso de Utilização – Seiri: Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário, ou seja, mantendo próximo do operador somente o que é proveitoso para o trabalho ou processo. As principais melhorias com esta implantação são: ganho de espaço e facilidade de limpeza e manutenção.

Senso de Organização- Seiton: Identificar e organizar os materiais de trabalho, estabelecendo para cada material seu devido lugar. As principais melhorias com esta implantação são: economia de tempo e facilidade para encontrar os materiais de trabalho.

Senso de Limpeza- Seiso: Manter o ambiente sempre limpo, eliminando as fontes de sujeira e conservando a limpeza dos materiais de trabalho. As principais melhorias com esta implantação são: melhor conservação dos materiais de trabalho e redução da possibilidade de acidentes.

Senso de Padronização e Saúde- Seiketsu: Padronização de cores, iluminação e placas, para que qualquer trabalhador consiga se identificar na empresa. Além disso, estimula e gera ações para o cuidado dos funcionários com sua saúde mental e física. As principais melhorias com esta implantação são: melhoria no rendimento dos funcionários e facilidade na identificação.

Senso de Autodisciplina- Shitsuke: Transformar os outros quatro sensos em hábito, ou seja, buscar a prática  da metodologia pelos funcionários mesmo sem vigilância.  As principais melhorias com esta implantação são: melhor qualidade e produtividade, melhoria das relações entre os funcionários e a valorização do cumprimento das outras ações dos 5S.

Quando os 5 Sensos são bem implementados, os funcionários se sentem parte da empresa, uma vez que participam da melhoria da sua organização levando, além dos benefícios já citados, à melhoria da eficiência e eficácia das empresas.

Sobre admin

Verifique também

DIA DOS PAIS

Pai é uma figura muito importante em nossa vida, um dos maiores exemplos que temos. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.