7 de Agosto de 2022

Dia de combate ás drogas e ao alcoolismo

Hoje é dia do combate às drogas e alcoolismo. Sabemos que o álcool costuma ser tratado como algo cotidiano e sem motivo de preocupação, mas a realidade é outra, ele pode causar problemas sociais e de saúde, como por exemplo brigas domésticas, acidentes de trânsito e brigas de bar.

Para conscientizar a todos sobre alguns dos grandes males do álcool e das drogas, trazemos hoje alguns dos perigos do uso esporádico ou continuado de drogas e álcool!

O álcool quando ingerido causa perda de reflexo, problemas de atenção, perda de memória, sonolência, libera adrenalina (fazendo o coração acelerar), altera a produção de enzimas (mudando assim o ritmo do metabolismo no fígado), irrita a mucosa do estômago. E quanto mais se bebe e mais frequente é o hábito de beber, piores são os sintomas, o que pode levar a casos graves como: sobrecarga dos rins; coma alcoólico; inflamações do figado , estômago e esôfago; hepatite alcoólica; cirrose; esofagite, gastrite e por fim o agravamento desses problemas pode matar.

No caso das drogas os efeitos são diversos e dependem do tipo da droga. Aqui falaremos sobre as drogas mais comuns no Brasil. No caso de maconha, LSD e outros alucinógenos, geralmente as pessoas têm sensações de relaxamento, seguidas de alucinações visuais, crise de pânico, delírios e noção distorcida da realidade.

Drogas estimulantes como crack e cocaína causam sensação de excitação e euforia intensas, fala muito rápida, perda de apetite, aumento da pressão arterial e taquicardia, descontrole emocional e perda de noção da realidade.

Em ambos os casos o uso prolongado das drogas pode levar a disfunção do coração e até infartos, lesões no fígado e outros órgãos como esôfago e pulmão, alterações na capacidade cognitiva e morte de neurônios, câncer, doenças mentais e morte.

Sobre admin

Verifique também

DIA NACIONAL DA SÁUDE

Viva com mais qualidade de vida! Busque uma alimentação equilibrada e hábitos de vida mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.